sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tela em branco

Pegue o seu pincel e comece a pintar a tela em branco. Mas não se esqueça, mude de cor, altere, alterne, pinte.
Certa vez ouvi a seguinte frase: a vida é da cor que você pinta.
Em branco, tenho certeza que minha tela não está. Mas, de que cor eu tenho pintado a minha vida?
Quem dá significado às cores, me explique, por favor, que cor é essa que preenche meus dias de angústia e tristeza? Que cor eu devo pintar meus dias daqui para frente?!
Qual a cor da dor, qual a cor do amor, qual a cor da liberdade, qual a cor da falta dela, qual a cor do desejo, qual a cor do pecado, qual a cor do verão, qual a cor do inverno, qual a cor do hoje, qual a cor do amanhã? Sempre há, pelo menos, duas cores para cada objeto de estudo. A cor do antes e a cor do depois. A cor do seu significado e do seu significante.
A minha tela não é composta apenas por mim, mas eu escolho quem irá fazer parte dela. E escolhas sempre são escolhas, há 50% de chance de acerto e 50% de chance de erro. A margem de erro é de acerto é igual, basta arriscar. Não existe um "liquid paper" para a tela da vida. E também não adianta lamentar a vida toda por um risco fora do lugar. Eu deixei que ele fosse feito, e pode ser que eu mesma o tenha feito. Ele está lá. A vida foi marcada, e assim ela será por riscos certos ou errados, programados ou não.
Nem sempre terei um pincel a mão, e quando não o tiver, pintarei a dedo. Acredito que ninguém nasceu artista, mas todos morrerão como um.
A tela que eu pinto nada mais é que o retrato da minha própria vida. Chego a pensar que não pintamos uma tela só, são telas e telas para, no final da vida termos uma pinacoteca.
A cor é a essência. A cor é a vida. E ao mesmo tempo, ela é a morte.
A cor da última pincelada, é na verdade, todas as cores juntas, que pode ser, ou branca ou preta. A luz branca é a mistura de todas as cores, como no Disco de Newton, mas a junção de todas também pode ser preta, mas o modo de ver é diferente para cada um.
Se tirasse uma foto agora, qual seria a cor do meu retrato? Eu estou bem nele? Que cor transparece?

14 comentários:

Ana disse...

Escolher sem saber é o que dá o significado real. Quando se pensa muito na escolha, ela não é natural e assim, na minha opinião, não é tão bela.

O preto é a junção de todas as cores, o branco é a ausência delas. Por isso que para mim, não há combinação mais perfeita. O nada do amanhã, com o tudo de ontem, formam o que eu sou hoje.

Renato Tardivo disse...

quem poderá responder?

Sereníssi*mah* disse...

a cor da última pincelada deve ser a junção de todas as cores (?)...
isso me soa familiar!

hehê *-*

Me responda você, qual é a cor da SUA vida, querida? Você está satisfeita com ela?
Não?
Então pode começar a recolorir...
afinal, como você mesma disse, na tela da vida não dá para passar o "liquid paper", mas há uma coisa muito melhor.
Outros quadros para pintar!

Ok?

**beijos

PS: tava sem inspiração, mas valeu tornar este comentário público, não? : /

Alguém de Souza disse...

Não sei que cor está minha tela, mas sei que gosto da maioria dos seus traços, mesmo aqueles que no momento pareceram estar errados e que quis apagar, pois foram eles que me ensinaram quais os traços que gosto, quais são os certos para mim. Faça sua tela só para você, não se importe com as críticas enquando não machucar ninguém com suas pinceladas.

O Equilibrador de Pratos disse...

Bom texto, gostei do teu blog. Dá uma lida na comtinuação do texto da Sogra.

Hannibal

Naiade Pinheiro disse...

Eu acho que essa é uma pergunta que só vc pode responder.
Como a Mara disse, vc tem que analisar bem se está satisfeita com a pintura ou não...e se não estiver, comece outra pintura!

Beeeijos

Fernando disse...

"Na parede da memória, essa lembrança é o quadro q dói mais..."

Mas quem disse que não existem outros que te fazem rir. É o q vc disse, não importa quantos quadros compõe sua pinacoteca. O q vale é a soma de todos eles.
Pq como sempre, não há o branco sem o preto, e nem o preto sem o branco.
Q graça teria uma parede da vida só cores alegres?

Sereníssi*mah* disse...

como assim vai ficar um boom tempo sem postar?

Tá doida?

Aaah não Helô, não faça isso!!!

A gente vai ficar com saudades dos seus textos!

E postar "in off" não vale, porque ninguém vê! Quer dizer, quase ninguém, eu a Ká, quem mais? De qualquer forma, é triste... Primeiro post meu que não tem um coment seu (desencontro) e o blog da Nah só terá coments meus? Como assim??
Vou fazer a campanha "Volta Helô"!!!

brincadeiras à parte, vc me deve uma explicação, mocinha! Ou melhor, você está me devendo já há algum tempo um bom bate papo. Ora, 15 dias de férias e já me esqueceu??

huauhauhhuahua

Eu não.


**beijo.

Marcelo Francesco disse...

Muitoooo legallll Helo!!!

Piores vidas são as que não tem cores nem frias, nem quentes... tem as cores mornas (taaa... sei q naum existe) hehehe mas enfim... importante é não ter medo de pintar com a cor da vontade que você sente a cada momento

Beijosss

PS. demorei, mas vou te linkar no meu blog...

Sereníssi*mah* disse...

Demorô, hein, fofa!!??

Também pensei em algo sobre o qual eu quero escrever...
Mas to sem inspiração, sem tempo, enfim... ai, que bom que vc estará de volta!
Aaah, respondi para vc no blog do seu amigo. Naquele post "O que fazer?".
Dá uma olhadinha, ok?

**Beijão carregado de saudades também...

P.S.: Querendo muito conversar com você!
O que tem feito nestas férias? Precisa me contar sobre a visita à cidade natal.

Sereníssi*mah* disse...

nossa, isso eu não sabia!

Você nunca me contou que era paulistana. Mas enfim... é sua cidade natal de coração, não é?
Bem, querida, por mim a gente combinava alguma coisa no sábado (a minha balada furou), mas você vai viajar...

:´(

P.S.: E aí, quando vai postar?

P.S.²: Você não tem noção de onde eu fui ontem (babaaaado!)

DannyLokita disse...

Sua vida está cor de rosa,azul,roxa,amarela,vermelha,pink,laranja...colorida!
Isso ultimamente,porque não vou ser falsa dizendo que todos os dias das nossas vidas são coloridos,na verdade nem podem..alguns dos nossos dias tem que ter o fundo preto para que possamos jogar por cima dele cores que se destaquem como o vermelho ou o pink ou o verde limão..
Talvez isso seja uma metáfora em relação a você hello...
O preto talvez simbolize os defeitos,e o colorido que se destacam talvez sejam as suas qualidades...
amo vc...e parabéns!!

Fernando disse...

pq parou?...

é uma pena.

Mto obrigado pelas visitas e elogios no meu blog.

Beijos

Que seja eterno enquanto dure! disse...

Vamos pintar!! Vamos fazer bagunca com essas tantas cores que temos!! Vamos colorir nossa vida..vamos misturar cores alegres ao preto, ao cinza de alguns dias..vamos misturar nossas telas e fazer uma maravilhosa exposicao!